Fiz cirurgia bariátrica e voltei a ganhar peso. O que fazer?
Muitos pacientes que são submetidos à cirurgia bariátrica perdem peso mas acabam ganhando novamente. A aplicação de plasma de argônio pode ser de grande ajuda. Trata-se de um procedimento realizado por endoscopia, e portanto sem necessidade de internação, em que o endoscopista utiliza um catéter para realizar uma fulguração, ou seja, uma queimadura elétrica da anastomose gastro-jejunal, que é a passagem do reservatório gástrico para o intestino. A intenção é fazer com que essa passagem, que deve estar muito larga, diminua de tamanho durante o processo de cicatrização, ficando mais estreita, e dificultando a passagem de alimentos, pra aumentar a sensação de saciedade do paciente e voltar a perder peso. É preciso lembrar que apenas aqueles pacientes que foram submetidos à técnica de By-pass gástrico (ou cirurgia de Fobi-Capella) podem ser submetidos ao procedimento.
Mas será que funciona?
Sim, estudos no Brasil e no Mundo todo mostram que a perda de peso após a aplicação de argônio pode ser surpreendente, mas deve ser entendido como uma segunda chance ao paciente. Por isso é que o método é autorizado pela ANVISA. É necessário, no entanto, que haja comprometimento para que as mudanças de hábitos sejam realizadas da melhora maneira possível. A aplicação de argônio não deve ser entendido com um método que funciona sozinho, mas é mais uma ferramenta a ser usada pelo paciente.
Preciso ir na nutricionista de novo?
O auxílio da nutricionista nesse procedimento é fundamental. Antes do procedimento ela vai orientar o paciente como proceder com a dieta nas vésperas da aplicação, e depois vai recomendar o tipo e fracionamento da dieta após o procedimento. O acompanhamento do paciente ocorre por tempo indeterminado.
Quantas sessões são necessárias?
Habitualmente são realizadas 3 sessões de cerca de 10 minutos para que se obtenha o resultado esperado, mas eventualmente podem ser necessárias mais sessões ou menos. As sessões devem ocorrer não antes de 6 a 8 semanas entre elas.
O convênio cobre o procedimento?
Não. Os custos das sessões são arcados pelo paciente.
E se “passar do ponto”, e a anastomose ficar muito fechada?
Pode acontecer numa pequena porcentagem, menor que 5% das vezes. Nesses casos pode ser necessária uma dilatação, também com o endoscópio, da anastomose gastro-jejunal.
Quanto devo perder após o procedimento?
É muito variável. Depende de cada paciente. Não só dos hábitos dietéticos e de atividade física, mas também do metabolismo e capacidade de cicatrização do local em que foi aplicado o argônio. É esperado algo em torno de 75% do peso que ganhou após a cirurgia, mais efetivamente na 2a. e 3a. sessões, mas os resultados são muito diferentes de caso a caso.
Sou de outra cidade e quero fazer o procedimento. Como devo me programar?
Como em qualquer endoscopia, o paciente não pode dirigir ou sair sem acompanhante da clínica após a sedação. A alta da clínica demora cerca de 45 minutos após a endoscopia, e o paciente deve descansar em seguida, em casa, casa de parentes ou um hotel. Como o risco do procedimento é baixíssimo e não há dor, apenas um leve desconforto, não há problema em voltar à sua cidade no final do dia ou no dia seguinte ao procedimento, se for mais longe.
Mas se para fazer argônio é necessário readequação alimentar, nutricionista, acompanhamento, não é mais fácil eu tentar perder peso por minha conta?
Sim, vale a pena. Mas perder peso dessa maneira é muito difícil de acontecer, já que não há sensação de saciedade do paciente. Nesse sentido, o argônio é de grande auxílio. É necessário ressaltar que os pacientes que não fizeram acompanhamento multidisciplinar não alcançaram o resultado esperado.
1 comentários
Dayane Narcizo - dayanep22@gmail.com
Oi Dr. O que é considerado "ganho de peso" existe um peso determinado para poder fazer o procedimento? E qnto a valores?